quarta-feira, março 29

Sorte grande e a terminação!

Mais uma vez o Benfica teve do seu lado a estrelinha da sorte nas competições europeias deste ano. Mais uma vez o Benfica teve de se haver com uma arbitragem geralmente tendenciosa e propensa a erros de um só sentido, como já tão bem está acostumado nas competições nacionais, a demonstrar que os maus árbitros não são exclusivo nacional.
De qualquer forma, e apesar de bafejado pela sorte em meia-dúzia de lances que podiam ter dado vantagem ao Barcelona, o Benfica soube fazer um jogo inteligente, um jogo de realpolitik, que adiou a decisão da eliminatória para o Camp Nou. Afinal o Dia da Besta, que o Malvado preconizava com a pontinha de inveja que os clubes de bairro costumam nutrir pelos grandes, acabou por ser um jogo em que o fiel da balança podia ter pendido para qualquer um dos lados. Afinal, apesar da superioridade individual e de mecanismos do Barcelona, o glorioso mostrou que não há jogos nem eliminatórias ganhas à partida, e que com espírito de sacrifício, entrega e organização é possivel que David deite por terra os Golias. Se na primeira parte o Benfica mostrou a intranquilidade normal de quem vai enfrentar uma "besta", na segunda parte o Benfica mostrou que com um pouco de descaramento e atrevimento, é possível derrotar o Barcelona, basta acreditar e arriscar um pouco mais, e depois contar com um pouco de sorte ou de desinspiração dos seus adversários.
O resultado é bom, porque é realista, não sofrendo golos o Benfica coloca o Barcelona com necessárias cautelas para a segunda mão, e se eventualmente o Benfica conseguir assumir a postura competitiva que demonstrou na segunda parte de ontem, então o dia da besta pode transformar-se no dia de festa. Eliminar o Barcelona, a melhor equipa do mundo seria neste momento a melhor compensação para a massa associativa defraudada por um campeonato irregular em que deixamos o pássaro fugir, quando o tinhamos na mão. Eu acredito na superioridade evidente do Barcelona, mas também acredito na mística dos tomba-gigantes. Ontem podíamos ter sofrido seis golos, mas pelas minhas contas, também podiamos ter marcado quatro golitos, o que não é coisa pouca contra uma equipa como o Barcelona.
Do ponto de vista individual, queria destacar a magnífica exibição do Moretto, que o sr. Rui Santos quis crucificar ontem após o jogo, mas que apesar dos dois erros absurdos (nenhum deles resultou em golo), foi o principal garante da inviolabilidade da baliza encarnada (o segundo foi o barrote). Para o Moretto assumir o seu estatuto de grande guarda-redes falta-lhe apenas a serenidade suficiente para não complicar nos lances simples, porque como todos os grandes guarda-redes, ele já mostrou saber simplificar, os lances complexos. Se o senhor Rui Santos não percebe isto, então lamentavelmente, não percebe nada de futebol.
Duas palavrinhas ainda para dois dos mal-amados da Luz: Ricardo Rocha e Beto, autores de magníficas exibições de concentração, entrega e até inteligência (que normalmente lhes falta), a mostrarem que são jogadores que merecem mais respeito dos adeptos, respeito que obviamente não merece um senhor chamado Lauren Robert, que veio rotulado de craque, mas que até agora mostrou ser um autêntico "bluff", previsivel, vedeta e calão, que teve o descaramento de estranhar a substituição ao intervalo, quando qualquer pessoa com dois olhos veria facilmente que era um jogador a menos na equipa, como aliás tem sido (à excepção daquele pontapé fortuito que nos deu a vitória contra o Porto). O sr. Robert não tem qualidade mínima para jogar no Benfica e deve receber o seu guia de marcha o mais depressa possível.
Finalmente, uma palavra para o "astro" Ronaldinho Gaúcho - impressionante a magia que transmite ao jogo sempre que toca na bola, quer seja em passes "mortais" para os avançados, quer seja naquelas suas arrancadas de "cortar a respiração". Magia é a única forma para explicar a forma como ele joga. Ontem, mesmo bem guardado perfumou o futebol do Barcelona de uma forma que nos recorda porque é que o futebol é o mais maravilhoso e poético dos desportos.
Sublime.

5 Comments:

Blogger Parrovski said...

Quando falas nas arbitragens nacionais, por acaso não estas esquecido do Rio Ave-Benfica ou do Benfica-Estrela da Amadora?

8:43 da tarde  
Blogger so_luar said...

Estava a ver que não punham nenhum post sobre o Benfica, para poder escrever: O sonho continua, FORÇA BENFICA!!!
E também quero ver alguém dizer que não fomos roubados na luz até à medula.

3:21 da manhã  
Blogger Xano said...

Deves tar a falar naquela justiça de resultados que tanto apregoas quando o Benfica é benificiado com as arbitragens!! O dia da besta existiu sim senhor mas por uma peculiar aberração de eventos não chegou a ser cumprido na totalidade!! Querias justiça de resultado? Eu diria 2-6! O Barça deu-vos um baile de bola e esta simplesmente não entrou! No contrataquezito la criaram 3 sustos entre os quais um penaltie não assinalado (dói não dói??).

9:31 da manhã  
Blogger Xano said...

OH Tall...O Sporting vai jogar para a Champions já na próxima época não te preocupes... O que se vê é muita vermelhosice e pouca coerencia. Eu já tava mesmo à espera que viessem para aqui a dizer que foram roubados... e foram roubados sim senhor e podem-se bem queixar do àrbitro camone - Agora uma coisa é certa - Deixem que os outros tambem descarreguem algumas palavrinhas de frustração.
Se bem me lembro, o tema de conversa do Pelé aqui há dias era de contenção... Que realmente a arbitragem em Portugal é uma merda mas que, ao fim e ao cabo, nos prejudica a todos por igual (tipo arbitragem social ou socialismo arbitrarial, já nem sei). Eu já aqui demonstrei a minha admiração pelo Benfica na Champions e sempre admirei o FCP pelos resultados espectaculares que obteve nas competições Europeias mas não me venham paki com tonterias: O resultado na Luz foi uma mais valia para o Benfica e os lampiões só têm uma coisa a fazer...contentarem-se!

1:26 da tarde  
Blogger Rui Pelejão said...

Eu cá estou bem contente e também acho que o penalti é uma incidência de jogo, só isso

6:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home