terça-feira, outubro 31

O Hezbollah das tripas

De todas as facções futebolísticas de Portugal raramente se encontra gentalha do piorio do que no Estádio do Dragão. Uma longa tradição de máfia organizada e fundamentalismo que durante duas décadas trouxe aquilo que há de pior no futebol português. Por vezes a rivalidade de proximidade da segunda circular faz-nos esquecer que o terrorismo mora a norte do Mondego. É um caldeirão explosivo de inveja, inferioridade, ganância e grunhismo militante no seu estado mais puro. Desde o Guarda Abel, até ao Reinaldo Teles estamos a falar de autênticos Sopranos do futebol português, com beijo no cachucho do Padrinho. Ao pé desta camorra, o senhor Veiga e o senhor Vieira são meros carteiristas de autocarro. Isto não apaga os êxitos desportivos da equipa mais bem sucedida da minha geração, mas retira qualquer autoridade moral para indignações de virgens ofendidas.
Ofendidas com o despropositado ataque do presidente do Benfica, despropositado porque ele está longe de ser uma referência ética para lançar esses ataques, mas não despropositado no seu conteúdo. O senhor Pinto da Costa pode continuar a passear no seu Mercedes Classe s, como tantos trafulhas importantes deste país de impunidades, mas toda a gente sabe quem ele é, e não vale a pena os mujahedins das tripas como o senhor Tavares da Bola e o senhor malvado do Sobola andarem para aí a taparem o sol com uma peneira e a desviar conversas.

Agora a indignação dos mujahedins é com a lesão de Andersson e com a arbitragem de Lucílio Baptista. Acho completamente indecoroso um clube que tem na sua galeria de heróis, nomes como João Pinto, André, Paulinho Santos ou Jorge Costa, vir agora a falar de violência no futebol a pretexto da infeliz entrada de Katsouranis sobre Andersson. O que é óbvio é que como qualquer organização terrorista que se preze, o FCP decidiu desviar atenções das suas eminentes dissenções internas com um apelo ao ódio para o "Grande Satã" encarnado.
Para o futebol é lamentável que um talento como Andersson fique afastados dos relvados quatro a seis meses, mas daí a acusar Katsouranis de intencionalidade carniceira vai uma distância longa. Como de costume o fanatismo do Hezbollah tolhe a razão e tolda a vista. O lance é uma entrada dura, mas em tudo igual à que jogadores como João Moutinho, Simão, Quaresma e outros talentos sofrem todas as semanas nos relvados portugueses, perante a maior ou menor complacência de árbitros que não sabem proteger o espectáculo e os verdadeiros artistas. A única coisa que diferencia esta entrada de tantas outras que acontecem todas as semanas são as infelizes consequências. Objectivamente, Katsouranis entra à bola e atinge primeiro as pernas de Andersson, mas do local onde Lucílio Batista está, a visão é de um desvio de trajectória da bola, e por isso, apesar do mau juízo, nem sequer um amarelo foi mostrado a Katsouranis (que podia ter um processo sumaríssimo, na minha opinião).
Ora o que os adeptos do FC Porto deviam perguntar é se também não houve precipitação em lançar neste jogo um jovem de 18 anos como Andersson, acabado de saír de uma lesão e sobretudo um jovem ainda em processo de formação física. A gravidade da lesão não pode ser explicada somente pela entrada dura de Katsouranis, mas também pela capacidade de resistência ao choque do jovem brasileiro.
De qualquer forma, acho que os tripeiros acabaram por ganhar um jogo com sorte (e nunca falei em vitórias morais, caro Malvado, muda de comprimidos, ou de lentes)contra uma equipa vulgar como este meu Benfica, e isso sim é que vos dói. Quanto ao Andersson espero que regresse o mais rapidamente possível e que espelhe o seu talento em muito superior ao carácter dos seus adeptos e dirigentes.

2 Comments:

Blogger Pedro Salvado said...

Lá estás tu a menosprezar-nos outra vez!!!! Só somos o Hezbollah?? Porquê??? Porque voces são a Al-Qaeda??? Lá está, a tipica mania benfiquista das grandezas! hahahaha. Abraço!

Também acho uma estupidez esta questão agora do Katsuranis...foi uma falta normal para amarelo mas nada mais.

4:23 da tarde  
Blogger Rui Pelejão said...

He, he, foi só para espicaçar um bocadinho as hostes. De qualquer forma parabéns pela grande exibição de ontem e pelo golo magistral do Lucho

6:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home