quarta-feira, outubro 18

Cabeça ou pernas

Já se sabe que um bom treinador, um verdadeiro líder pode fazer de uma dúzia de rapazes jeitosos uma equipa de futebol. O segredo é a motivação, e a fé nas suas próprias capacidades. Há treinadores que sabem induzir isso nos seus pupilos, há outros que não. Também se sabe que uma dúzia de rapazes talentosos podem suprir a falta de um técnico de forte mentalidade competitiva. Ora o Benfica deste ano não tem nem uma liderança forte, nem uma dúzia de rapazes-talento, por isso o resultado vai ser previsivelmente desastroso.
O Sporting tem um treinador que sabe utilizar um discurso motivador de liderança forte e puxar pelos seus empolgantes talentos para lá das suas reais possibilidades- Ou seja, o Sporting é uma equipa que se pode "superar" (ver o jogo com o Inter) e isso dá alegria e confiança aos adeptos, que sabem que uma derrota é apenas um escolho no caminho, não uma tragédia (como o é no Benfica). Não tenho qualquer problema em dizer este ano que tenho inveja de ser sportinguista, por aquele meio-campo de putos-maravilha, pela alegria de jogarem futebol e acreditarem sempre.
O FC Porto tem um treinador mais calculista e frio com um estilo de liderança mais sereno, e menos empolgante. Ainda assim a concentração de talento que a direcção desportiva e o donheiro conseguiu reunir no mesmo balneário torna aquele clube à prova de treinador.
Quanto a individualidades, nem aí o Benfica se pode iludir, as suas jóias - Simão, Rui Costa, Petit e Nuno Gomes - estão quase todas na curva descendente da carreira (excepção de Simão) e não são comparáveis ao potencial de explosão e desiquilibrio que jogadores como Moutinho, Nani e Liedson podem imprimir no Sporting, ou Lucho, Andersson e Quaresma podem incutir no futebol do Porto.
O Benfica é uma equipa banal em fim de carreira, enquanto os seus rivais têm sangue novo e talento de sobra. Portanto a pergunta óbvia ao senhor presidente que agora se recandidata é: Se o Benfica é o maior clube português, como é que pode apresentar o pior plantel, a pior equipa, e o pior passado exibicional dos três grandes?

2 Comments:

Blogger Pedro Salvado said...

O ultimo erro parece-me que foi mandarem embora o Koeman, que pelo menos a nivel europeu dava cartas...

11:39 da manhã  
Blogger Rui Pelejão said...

o koeman é que se quis ir embora, imagine-se lá porquê. Além disso dava mas era duques e cenas tristes

7:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home