terça-feira, maio 10

Medíocre Emoção


E pimba! O Sporting lá ganhou ao Guimarães, sem fazer muito por isso diga-se, com um golo fruto de uma falta inexistente, mantido por uma defesa/tropeção de Ricardo...(claro que houve dez ou vinte penalties sobre o Liedson, jogador que o "sistema" resolveu amarelar "injustamente"...).
E a SuperLiga ficou ao rubro. No entanto, acho que o unico "rubro" que deveria haver este ano, devia ser o das nossas faces...vergonha e embaraço por um campeonato tão pobre e onde se joga tudo menos futebol. Até a A.D.F. fez mais pontos em menos jogos na Distrital, que o campeão desta "super"liga fará...
Não tirando mérito ao vencedor deste ano, que concerteza terá de ser apelidado de "menos mau", a verdade é que este campeonato pode estar "muito giro" em termos de discussão do título, mas apenas é suportável se o virmos por resumos, pois é impossível ver um jogo inteiro sem fazer ou um zapping ou uma sesta.
No meio desta confusão toda que é o nosso principal campeonato de futebol, ter-se-á que dizer que, e em abono da verdade, se alguém merece perder menos é o Sporting. Não por ser quem "melhor futebol pratica" - pois como já referi em Portugal não se pratica futebol - mas por ter sido sempre a única equipa que não falhou nos momentos decisivos. Se foi por sorte ou por azelhice dos adversários não sei, mas que lá foram ganhando, foram.
Agora falta só o derradeiro e decisivo teste da lagartagem, que é o de vencer o "campeão-desde-a-6ª-jornada-Benfica"...sinceramente acho que o Sporting encarará este teste de forma relativamente descontraída, pois terá sempre a "desculpa" de uma final europeia que há muitos anos teimava em não acontecer...prevejo que jogarão para o empate e tentarão tirar proveito da já conhecida ansiedade e fragilidade da defesa do Benfica.

Quanto ao Porto...nem vou comentar. Já me sinto mal de bater tanto na minha equipa. Como ainda temos a barriga cheia dos ultimos 2 anos, vou esquecer esta época e encará-la como um anti-ácido...já tudo foi dito ácerca das (muitas) causas da mediocridade da equipa azul e branca desta época e resta-nos saborear o título de campeão da europa por mais uma semana e o título de campeão intercontinental até Dezembro. Quero acreditar que para o ano voltaremos a estar, pelo menos, "reconhecíveis"...

Resta-nos esperar pelo confronto de Sábado para sabermos quem vai ser afinal o campeão desta época. Já sabemos, porque os conhecemos que se forem uns, vamos ter de ouvir "somos quem pratica melhor futebol", "o futebol é presente, por isso não nos falem de história", "ganhámos contra o sistema, pois não precisávamos de ter sofrido tanto se nos tivessem marcado os 20 penalties que ficaram por marcar"; se forem os outros, "finalmente o país está contente", "foi só uma prova do quão grandes somos", "ao menos não tivemos 18 anos sem ganhar", "soneca, és o maior!"...enfim...

7 Comments:

Blogger Xano said...

Pois é... Em Portugal realmente não se pratica um futebol muito empolgante(ou mesmo quase nada)... Mas o texto do Malvado revela que quando não é o FCP a ganhar há que menosprezar e tentar pelo menos diminuìr os feitos conseguidos pelos que em melhor posição estão para tal!!! Melhores dias virão para o dragão... Ah, resta-me acrescentar que o melhor jogo da temporadaa foi sem dùvida alguma o Benfica-Sporting para a taça e realmente o Porto (desta vez)não nos deu alguma alegria na estranja nem em terras lusitanas! Prontos, a não ser aquela partida de Dezembro (ANO PASSADO). Isto tudo esperando sempre que o FCP volte às sua performances de grande Europeu, porque queira ou não, ainda foi o FCP que me deu mais alegrias internacionais que qualquer um dos outros 2 grandes: Sporting e Boavista!!!

9:55 da tarde  
Blogger Pedro Salvado said...

Ó Xanico! Até parece... Expressamente disse que o Sporting foi o "menos mau". Não estou a diminuir nada, apenas são factos. Vai lá ver quantos pontos tinha o Sporting o ano passado na 33ª Jornada...

10:55 da manhã  
Blogger Pedro Salvado said...

Eu dou-te uma ajudinha. Era esta a pontuação à 33ª Jornada:
Porto - 78
Benfica - 73
Sporting- 70

Este ano:
Sporting- 61
Benfica - 61
Porto - 58

11:19 da manhã  
Blogger Xano said...

Tà bem, tà bem... Mas a quantidade dos pontos conseguidos não revela por si só a mediocridade do futebol... O que revela a mediocridade do futebol Tuga é a forma como as equipes chamadas menores "se batem" em campo... Basta revêr o jogo Sporting-Victòria (estas duas palavras ficam mesmo bem juntas... nem precisam de ìfen!) para constatar que o Guimarães só começou a demonstrar alguma coisa na 2a parte quando jà a perder (e o que mais irrita é que até demonstraram bom futebol). Eu acho que esta superliga foi das que mais emoção despertou nos ùltimos anos e os pontos conseguidos ficam para as estatìsticas!!

1:42 da tarde  
Blogger Rui Pelejão said...

Amigos, amigos, tendem calma e ouçam as modestas palavras deste vosso amigo lampião:


Como adepto de uma equipa que há anos pratica um futebol regularmente medíocre, e como apreciador de grande futebol, lamento informar os eufóricos sportinguistas amigos

QUE COMPARAR O FUTEBOL PRATICADO PELO PORTO O ANO PASSADO E PELO SPORTING ESTE ANO, É O MESMO QUE COMPARAR CAGALHÕES COM SERPENTIBNAS!


O Sporting é apenas o menos medíocre dos três grandes este ano, só isso. Foi a equipa que a espaços mostrou que melhor sabia desenhar em campo um futebol com dinâmica ofensiva, mas como no ano de Jardel, ficou a dever muitos dos seus sucessos a um brasileiro franzino, que foi o melhor jogador deste campeonato. Foram os próprios a dizer que o "Liedson resolve".

Agora entre este Sporting e o Porto do ano passado vai uma distância tão longa como daqui à Sibéria. O Porto do ano passado era vintage de primeira. Era o futebol total, como já não havia memória em Portugal desde o Benfica de Eusébio. Impressionante máquina ofensiva de ritmo, movimento e vontade, à imagem do seu antigo treinador.

Por muito eufóricos que andem agora os lagartos, o Sporting não é aquela "grande equipa" que qualquer adepto sonha ter. É certo que é mais equipa do que as outras, mas convém ter um bocadinho noção de escala.
Dificilmente voltará a haver nos próximos anos uma equipa que chegue aos calcanhares do Porto de Mourinho.
Portanto lagartada metam-se lá no vosso lugar, que é exactamente onde estavam há uns meses atrás quando já andavam prontinhos para correr com o Peseiro.

6:47 da tarde  
Blogger Xano said...

Engraçada a comparação feita! Os lampiões agora comparam o Sporting ACTUAL ao Porto DO ANO PASSADO! Não há mesmo mais nada a dizer!! Já não existem desculpas... Os lampiões não sabem onde se agarrar!A questão não é o futebol SUPERIOR que disputamos esta "super"-liga - que é um facto!! Realmente, como o Sporting tem, este ano, uma equipe MUITO MELHOR e demonstrou MUITO MELHOR que merecem ganhar um campeonato da caca, tanto os lampiões como os tripeiros tendem a menosprezar e a tentar diminuìr tal FACTO dizendo que foi o "menos mau"!!! Enfim, deixem lá de bater com o cotovêlo nas paredes e passem a admitir a mediocridade dos vossos clubes sem que por isso tenham de denegrir uma época fantástica do SCP!! "Rapaziada... òiòai!!!

9:52 da manhã  
Blogger Xano said...

Ah... Só mais uma, e por falar de estatìsticas: Melhores marcadores DESTE ANO: Liedson-24
Simão e João Tomás-14

9:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home