segunda-feira, outubro 1

Para memória futura - O caso Fernando Santos

Quando Luis Filipe Vieira contratou Fernando Santos para substituir o "foragido" Koeman no comando da equipa técnica do Benfica, pensei com os meus botões: "Mais uma burrada, a somar a tantas outras." Um ano depois, o mesmo homem que o contratou pelo seu benfiquismo e competência técnica, despediu-o de forma indigna e politiqueira.
Para que conste, o Engº Santos, em determinado momento da época passada (logo depois do Natal) colocou em campo o Benfica com melhor futebol e atitude à Benfica dos últimos anos. O problema é que após algumas lesões, a falta de banco e a falência física de jogadores chave como Katsouranis, o Benfica se afundou num lamentável final de época, ultrapassado inclusive pelo banalissimo Sporting do Sr. Bento, que me cheira, será rapidamente desmascarado como treinador limitado que é. O Benfica perdeu o comboio da época passada porque o seu meio-campo rebentou pelas costuras, e não porque os avançados fossem incapazes, ou a sua defesa permeável. O Benfica perdeu o campeonato porque o Sr. Santos não soube fazer omoletes com os ovos que tem. Recordo apenas o caso de David Luis, que após a lesão de Luisão demorou três jogos a ser titular, apenas porque o Sr. Santos não confiava no seu potencial.
Ora, um treinador que trabalha com um jogador com a qualidade de David Luís e não lhe reconhece a qualidade para ser titular do Benfica, é um treinador que não serve para o Benfica.
Mas isso não justifica a lamentável operação de branqueamento da sua própria responsabilidade do presidente das águias, que coordenou toda a gestão desportiva da pré-época e afirmou ter dado ao treinador um equipa que "lhe tiraria o sono, por ter tanto por onde escolher". Isto foi uma semana antes de ter "corrido" com o treinador em que depositara a confiança expressa para construir um Benfica europeu. Com essa decisão e com a gestão pessoal do processo de contratações, o Sr. LFV colocou-se naturalmente numa posição incómoda. A partir deste momento, o previsível fracasso deste Benfica só terá um único responsável. Chama-se Luís Filipe Vieira, e espero que a massa associativa tenha uma vez na vida bom senso, e corra com o homem nas próximas eleições.